;

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Posturas legítimas.

Um judeu israelense chamado Uri Davis foi eleito pela primeira vez para integrar a direção do Fatah.

Um judeu sobrevivente de Auschwitz chamado Hajo Mayor (ou Arno Mayer) é o autor do livro "O fim do judaísmo" e compara a Alemanha nazi a Israel.


Antes de mais nada, quero deixar claro que não concordo em absoluto com a comparação do Sr. Mayor. E acho bizarro o fato do Sr. Davis estar na cabeça do Fatah.

Mas o fato deles terem tomado estas atitudes (os dois com conhecimento pessoal de causa, porque viveram um a realidade do Holocausto e outro da sociedade israelense) não as tornam ilegítimas. São sim legítimas, concordemos ou não.

Posso discordar (e discordo), mas quem sou eu pra criticar a postura de um judeu, capturado pela Gestapo e mandado a Auschwitz em 1944, por achar hoje em dia que Israel não é um Estado judeu e que promove paranóias nas cabeças das crianças?

Quem sou eu pra criticar a postura de um sabra israelense que sente-se envergonhado pelas ações de Israel e resolve "mudar de lado"?

Enfim, o ponto mais importante, a discussão na mídia judaica é proibida ou ignorada?

Enquanto isso, nossa mídia judaica continua publicando que cientistas israelenses avançaram na cura da doença tal, que a Agência Espacial Israelense está sendo afetada pela crise (isso existe?), que no Sudão as mulheres podem ser estupradas mas não podem usar calças jeans.

4 comentários:

André 24 de agosto de 2009 às 08:38  

É exatamente por isso que me sinto extremamente à vontade de, em geral, defender Israel, considerando-o, támbém em geral, o menos errado na situação.
Porque (até onde eu saiba) ninguém decretou uma fatwa contra o isralense que é membro da Fatah e contra o sobrevivente do holocausto que compara Israel à Alemanha nazista.
Se a situação fosse inversa - um palestino que se junta a Israel; um palestino que compara o Hamas, o Irã, etc. à Alemanda nazista (semelhanças muito maiores) - ou estariam mortos ou escondidos para não o serem.
Apesar de a discussão ser proibida ou ignorada (absurdamente, seria muito melhor discutir os pontos de vista desses senhores) na mídia judaica, de novo, Irsael é o menos errado.

André 23 de setembro de 2009 às 06:06  

Ou, o novo blog do bean morreu?

Roder Rock 4 de outubro de 2009 às 22:50  

Existe sempre uma ovelha negra no meio de tantas no rebanho.

Anônimo 20 de janeiro de 2020 às 11:56  

Atos 16:31, 1 Coríntios 15:1-8, 1 Pedro 1:17-21, Apocalipse 22:18-19

Pesquisar este blog

  © Blogger templates Brooklyn by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP