Para o STF, diploma é apenas um detalhe...
... então por que não enfiam os deles no fiofó e pedem pra outro palhaço de toga assoprar????
Impor aos jornalistas profissionais os requisitos indispensáveis ao exerício da profissão não ameaça a liberdade de imprensa.
Pelo contrário; garante a qualidade.
Pelo contrário; garante a qualidade.
ps: Nego acha que ser jornalista é saber escrever. Ou cozinhar.
ps2: Até a OAB foi contra. Aliás, mudando de assunto, por que não acabar com esse exame?
3 comentários:
Sobre o exame da ordem. Não pode acabar. Na minha modesta opinião, o exame da ordem é quase boçal. Honestamente, não é difícil. Saber o mínimo de direito, um tanto de português (aí começa o problema) e saber raciocinar (aí a vaca vai pro brejo) é suficiente para ser aprovado. E, ainda assim, raramente (ou talvez nunca) a média de aprovação supera os 30%. Isso significa que em torno de 70% dos bacharéis em direito não sabem o básico do básico. Muitos fazem 4, 5 exames seguidos e tomam pau. E frequentemente tomam bomba não é nem por falta de conhecimento jurídico, mas por não conseguir interpretar a pergunta. Já tive a agradável experiência de dar aula em faculdade pra cara semi analfabeto. Não dá. Já que o MEC autoriza criação de curso de direito em tudo quanto é esquina, tem que ter um filtro (que é o exame da OAB, que tá longe de ser perfeito, mas quebra o galho) para impedir que essas pessoas possam vir a ser responsáveis pela defesa da liberdade, do patrimônio e outros direitos das pessoas. E mesmo assim, tem que gente que passa no exame e que dá pena de ver de tão inepto.
Mais uma coisa. Na resposta ao comentário que fiz no post anterior, V. Exa. falou em maniqueísmo. Será que ficar descendo o cacete apenas no Gilmar Mendes não é um pouco disso? Afinal, a decisão não foi tomada só por ele, foi pela maioria dos ministros do STF...
O problema é justamente do MEC.
Se fizessem um trabalho decente, não precisaria de prova da OAB. O curso de Direito já bastaria.
Exame da OAB é igual cota pra negro: esconde a raiz do problema, camufla as deficiências do sistema...
Postar um comentário