Eu não caio nessa...
"Comparadas à chatice do Galvão, as vuvuzelas tocam Mozart."
Rafinha Bastos
David Bar-Illan era um aclamado pianista israelense.
Resolveu começar a escrever e, como jornalista (sem diploma), chegou a diretor-executivo do Jerusalem Post e desenvolveu as bases teóricas do pior pesadelo para os judeus de todo o mundo.
O livro "Eye on the Media", que compilou vários artigos de Bar-Illan (que morreu em 2003) publicados no jornal nas décadas de 80 e 90, deixou como legado o fato de conclamar os judeus do mundo inteiro a mergulhar de cabeça na guerra dos media, a lutar e defender Israel com unhas e dentes em todas as hipóteses, sempre.
Qualquer crítica, qualquer argumento, qualquer posicionamento contrário à Israel é tido como abominável, antissemita, contra os judeus e por aí vai.
Essa teoria maniqueísta deu origem a vários jornais, revistas e sites, como o Israel´s Media Watch, HonestReporting e sua versão brasileira, o "De Olho na Mídia". A chamada "mídia judaica" fora de Israel abraçou a idéia e, ao invés de tentar reaproximar os jovens e buscar alternativas para seu fim (que é iminente, basta ver as estatísticas e as pesquisas), resolveu entrar nessa luta.
Ela briga se algum jornal usa o termo "Palestina", esperneia se usam "extremistas" e não "terroristas", faz birra se acha que a matéria ou a manchete é pró-isso ou anti-aquilo. Tudo é motivo para defender Israel, tudo é manipulação, como se existisse um complô diabólico contra Israel e o país não tivesse sua parcela de culpa nessa novela que já dura mais de 80 anos...
São artigos e mais artigos na mídia judaica sobre como Israel é perfeita, como nossos líderes são justos, como a democracia israelense é sensacional, como os árabes são mesquinhos, como o mundo quer destruir Israel, como os antissemitas vão dominar o mundo.
Eu não caio nessa.
Por que a mídia judaica não se concentra em algo mais produtivo, sem ódio, sem acusações, sem paranóia de perseguição, sem teorias da conspiração?
Como isso, por exemplo?
ps: Para quem sempre se gabou por ser uma cidade voltada à gastronomia, até que demorou. Mas chegou.
Será inaugurado HOJE o restaurante Outback aqui em Curitiba.
E assim vamos...